x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde

Centro Dermatológico participa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele

Sábado, 27 de novembro de 2010

Visualizada 98 vezes


SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – A casa da cultura neste sábado, dia 27, foi palco da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele.  Em Santo Antônio da Platina é o primeiro ano que essa campanha é realizada. O médico Dermatologista Marcelo de Souza Machado, do Centro Dermatológico em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria da Cultura e Sociedade Brasileira de Dermatologia atendeu cerca de 60 pessoas e conseguiu diagnosticar cinco casos de câncer de pele.

Os casos foram encaminhados para o Hospital Regional, que possui um ambulatório especializado para o tratamento do câncer de pele pelo Sistema único de saúde.

A população deve redobrar os cuidados com a pele, nessa época do ano, muitas pessoas ficam expostas aos raios solares, já que com o inicio do verão a procura por praias e balneários aumenta.

O hábito de aplicar filtro solar várias vezes por dia (em áreas do corpo expostas) no rosto e corpo e o uso constante de chapéus e evitar exposição aos raios solares nos horários considerado inadequado entre 10:00 e 15:00 horas previne não só o envelhecimento precoce mas também o câncer de pele.

Para o diagnostico não é necessário uma grande equipamento, já que qualquer diferença na pele pode ser notada.

A população platinense foi beneficiada com essa campanha e pôde receber atendimentos do profissional na área de dermatologia.

Existem três características principais que identificam o câncer de pele. – Massas escuras (tipo pequenas bolinhas) com brilho perolado; - Feridas que aparecem e somem constantemente e algumas vezes podem sangrar; - E mancha escura sobre a pele, com variações de cores, aparência feia e sem alto relevo. Nos dois primeiros casos a cura é de 90%. O ultimo é mais grave, pois a mancha cresce em profundidade e não em diâmetro e em alguns casos, quando descoberto já está em um estágio avançado. 

Ele explica ainda que quanto mais claro os olhos e o cabelo maior é a probabilidade da pessoa desenvolver algum tipo de câncer de pele.

 

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30.

 PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA, s/nº - CEP: 86430-000

 (43) 3534-8700

 prefeitura@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Última atualização do site:   04/08/2020 17:33:17