x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre possível surto de dengue na cidade

Terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Visualizada 128 vezes


SANTO ANTÔNIO DA PLATINA – Os membros da Secretaria de Saúde, do Comitê Municipal de Combate à Dengue e a Secretária Municipal de Saúde se reuniram na tarde desta segunda feira, 13 para esclarecer sobre a divulgação de que estaríamos vivendo um surto de dengue e para a discussão dos trabalhos que estão sendo realizados e acolher sugestões do comitê, uma vez que ele representa diferentes segmentos da comunidade.

De acordo com a diretora de epidemiologia  Tânia Canto Bardal, o que as pessoas precisam saber é que os dados divulgados nos últimos dias, se referem aos casos ocorridos entre os meses de janeiro a julho deste ano, já nos meses de agosto, setembro e outubro, não tivemos nenhum caso positivo para dengue. No mês de novembro tivemos um caso positivo para dengue. Assim, em razão dos números expostos, neste momento não enfrentamos um surto de dengue, mas isto não significa que devemos descuidar das recomendações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, uma vez que ele continua circulando entre nós, para isso é preciso que cada um tire 10 minutos por semana, e não é muito, para olhar todos os lugares na casa que possam servir de local para a reprodução do mosquito. É bom lembrar, que não basta jogar a água do pote, por exemplo, é preciso esfregá-lo. Somente assim, você conseguirá remover os ovos do mosquito.

A secretária municipal de saúde Luciane Delfino, fez uma ampla exposição dos trabalhos que vem continuamente sendo realizado pelos agentes de combate a dengue e que tem como supervisor de campo Ricardo César Borges e coordenadora do programa Tania Canto Bardal. Destacou que foi solicitado junto a Prefeita Drª Maria Ana Pombo e que imediatamente foram contratados mais agentes, estão sendo realizados os mutirões, distribuição de sacos de lixo, distribuição de panfletos nas casas, feira livre e no comércio. Citou ainda,  um grande trabalho feito junto as escolas , no comércio e toda a comunidade foi convidada a participar do dia D, onde simultaneamente foram realizadas 27 palestras. Foram distribuídos CDs contendo todas as informações sobre a dengue, o mosquito e a s ua prevenção. No momento em que foi necessário a Secretaria de Saúde do Estado, viabilizou o caminhão “fumacê”, embora ele so atue na redução do número de mosquitos e não elimine larvas e nem os ovos. “Hoje a população já está atuando como um parceiro e informando sobre possíveis focos, e isso torna o trabalho da equipe mais fácil”, explicou Tânia Bardal. A população deve ficar em alerta, já que com o início do verão e o aumento das chuvas a proliferação do Aedes Aegypt aumenta.

Ricardo César Borges, explicou que as casas que apresentaram infestação do mosquito no primeiro semestre estão sendo monitoradas e aquela que apresentar focos do mosquito, o dono da casa será notificado, conforme as diretrizes da legislação vigente no que se refere as questões de saúde pública, Aqui se trata de se defender a saúde de todos e tanto o setor de planejamento e o departamento jurídico da prefeitura tomarão as medidas cabíveis. Cada morador é responsável pela sua casa, a equipe de saúde pode verificar a presença de focos, mas a limpeza é responsabilidade do dono da casa.

Durante a reunião ficou decido que a Secretaria Municipal de Saúde irá verificar sobre a possibilidade em se confeccionar folders para ser distribuído à população para que todos mantenham a vigilância sobre o combate ao mosquito, uma vez que a limpeza ainda é a melhor forma de combater o Aedes aegypti.

          A secretaria de saúde Lucivane Delfino, agradeceu a todos os membros do Comitê Municipal de Combate a Dengue: a Associação de Promoção Humana, Conselho Municipal de Saúde,Tiro de Guerra 05-004 aos Departamentos municipais de Educação, Planejamento , Meio Ambiente , Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Imprensa.

 

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30.

 PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA, s/nº - CEP: 86430-000

 (43) 3534-8700

 prefeitura@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Última atualização do site:   04/08/2020 17:33:17