x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / MEIO AMBIENTE E TURISMO

Parque Ecológico: Turismo e Meio Ambiente

Segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Visualizada 1025 vezes


Localizado na maior área verde da cidade, o Parque Ecológico do Morro do Bim (acesso pela Avenida Frei Guilherme Maria), em Santo Antônio da Platina é uma opção de lazer em meio a Natureza.
Aos sábados e domingos é comum ver famílias passeando e até mesmo fazendo um ‘churrasquinho’. Para as crianças existe muito espaço para brincar e até saborear amoras.
Segundo o diretor do departamento de Meio Ambiente, José Ricardo Arruda, geralmente na semana do Meio Ambiente (5 de junho) ou no dia da árvore (21 de setembro) as escolas platinenses organizam excursões para o parque, onde os alunos tem a oportunidade de estar em contato direto com a Natureza.
Para quem gosta de caminhar, têm a trilha ecológica que leva até o Cristo.
Mas, para as Secretarias de Turismo e Meio Ambiente o local é de muito trabalho. Na sede do Meio Ambiente, José Ricardo Arruda cuida de todos os detalhes para deixar a ‘limpeza verde’ do município de acordo com as exigências dos órgãos ambientais. O setor é responsável pela limpeza e manutenção de ruas, escolas e praças.
José Ricardo informou que as pessoas interessadas em cortar e podar árvores devem obedecer a Lei 598/2007, sendo preciso justificativas e autorização. E, para quem deseja fazer plantio de árvores, o departamento tem disponível cerca de 12 mil mudas nativas das espécies: Gurucaia, Cedro Rosa, ipê (rosa, branco e amarelo), Canafístula, Jangada, Pau-d’alho, Araçá e Pau Brasil.       
O departamento conta com quatro funcionários de áreas públicas, dois no viveiro e um motorista. Para atender a cidade, ao mês são plantadas entre 500 e 600 mudas.
No Parque Ecológico, além das estufas de árvores, recentemente foi construída uma estufa de flores, que conta com três servidores dedicados: Anselmo Bertoletti, Edson da Silva Cordeiro e Antônio de Carvalho, que acompanham os viveiros e o Projeto de Revitalização do Departamento municipal de Turismo.
A diretora de Turismo, Rosemary de Fátima Palavro está entusiasmada com o desenvolvimento do Projeto de Revitalização. “A implantação deste viveiro assegura a produção de mudas para a revitalização dos bairros, praças, escolas e ainda, para a reposição das flores que estão compondo o paisagismo dos canteiros da Avenida Frei Guilherme Maria”, comentou diretora.
Para alcançar esse patamar, foram necessários vários investimentos por parte da atual administração.
De acordo com Rosemary, com as obras acontecendo na Praça da Matriz, as plantas, pedras e bancos serão remanejados para praças de bairros, escolas e parque ecológico.
“O canteiro de mudas é fundamental para que os projetos de arborização possam continuar. Conhecemos as nossas necessidades e por isso estamos investindo para termos condições de atender a demanda no município”, afirma Rosemary.

Priscila Mota

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30.

 PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA, s/nº - CEP: 86430-000

 (43) 3534-8700

 prefeitura@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Última atualização do site:   13/09/2019 17:11:34