x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Formatura das turmas que participaram do PROERD

Terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Visualizada 182 vezes


PROERD

A formatura das turmas que participaram do PROERD iniciou com o Hino Nacional e seguiu com um breve relato sobre onde começou o Programa e o que vem alcançando junto aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Onze (11) escolas municipais participaram na manhã e tarde de sexta-feira, dia cinco, no auditório do Centro Pastoral Catequético “ Frei Clemente Vendramin”, ao lado da Igreja Matriz, em Santo Antônio da Platina.

A iniciativa é uma adaptação brasileira do programa dos Estados Unidos, Drug Abuse Resistence Education (D.A.R.E.), iniciado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e, hoje, é adotado em todo o Brasil e conta com três currículos que são: Proerd para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Proerd para 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental e Proerd para Pais/Responsáveis.

Estiveram prestigiando o evento as diretoras, professores, a Secretária Municipal de Educação Estela Garcia Noal, o Prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto e os Policiais Militares Leonardo Vieira Corrêa e Edivaldo Arruda.

O Soldado Arruda que desde 2000 trabalhou com o Proerd, destacou que o programa tem o único objetivo de preparar os estudantes para que assumam o compromisso – através do conteúdo aplicado – de ficarem longe das drogas e adquirirem conhecimento com mais detalhes do mal que a droga faz. Hoje o responsável pelo PROERD é o Policial Militar Leonardo Vieira Corrêa.

A Secretária de Educação Estela Garcia Noal, disse que durante o período do Proerd os estudantes demonstraram mais participativos nas aulas assim como tendo mais disciplina. “ Notamos uma significativa mudança de comportamento e aumentou a expectativa de que, indo para o 6º ano, estejam melhor preparados para enfrentar esta triste realidade que são as drogas então, o PROERD vem somar já que temos outros programas municipais desenvolvidos com os professores que passam para as crianças como o “ De olho no conhecimento” e a “Formação Continuada” ressaltou.

O Prefeito Pedro Claro visivelmente satisfeito com o Proerd, foi enfático: “ Santo Antônio da Platina tem que ser uma cidade cada vez mais sadia e, para isso, precisamos estar longe das drogas e dos efeitos maléficos. Não aceitem, refutam”. E concluiu: “ Quero ver Santo Antônio da Platina livre das drogas”.

Os soldados Arruda e Vieira agradeceram ao apoio da Prefeitura que não mediu esforços para que o Programa acontecesse mais um ano nas escolas municipais. “ com o Proerd aplicado esperamos que todos tenham uma tomada de decisão dentro do critério ver, julgar e agir e evitem os convites, as propostas, as ofertas das drogas e cuidado com as amizades, saibam escolher as melhores”, disse Arruda.

Ao final, aconteceu à entrega de medalhas para as melhores redações de cada turma, o juramento para ficar longe das drogas e a música do Programa Educacional de Resistência às Drogas foi cantada por todos os formandos com muito entusiasmo e alegria.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30.

 PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA, s/nº - CEP: 86430-000

 (43) 3534-8700

 prefeitura@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Última atualização do site:   07/08/2020 18:03:38