x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

PROJETO AOS PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS

Quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Visualizada 478 vezes


O sistema de saúde precisa cuidar das pessoas para que elas não adoeçam e não apenas cuidar de doentes e de doenças.

Segundo Rosimar do Espírito Santo Moreira, as evidências demonstram que os sistemas de saúde que estruturam seus modelos com base em uma Atenção Primária à Saúde (APS) forte e resolutiva, coordenadora do cuidado do usuário, têm resultados sanitários melhores.

Com base neste contexto, visando melhorar a qualidade de vida dos usuários de Saùde Platinense,  a Secretaria Municipal de Saúde através das Equipes de Saúde da Família, estão desenvolvendo projetos para atender os portadores de doenças crônicas e o público da melhor idade. 

Este projeto tem por objetivo a integração social dos usuários com a equipe de saúde da família na perspectiva de serem  assistidos  através de ações preventivas com o monitoramento da pressão arterial, níveis de glicemia, exames laboratoriais  e  complementares e quando necessário,  encaminhados para as referencias de cardiologia, ortopedia, entre outros existentes na rede pública municipal.

Após passarem por exames e consultas , estes usuários participam  de avaliações com a fisioterapeuta  Drª Keisa Negrão  e as  nutricionistas Lorena e Nayrana para elaboração de dieta.

Posteriormente às consultas e avaliações dos profissionais da Equipe Multidisciplinar do Nùcleo de Apoio  à Saúde da Família,   realizam  atividades físicas semanalmente também sob supervisão e monitoramento de toda Equipe de Saúde da Família.

O prefeito Municipal  sempre preocupado em atender com excelência  o sistema de saúde pública, esteve visitando a Equipe de Saúde de Família da Vila Claro na manha do dia 22 que já iniciou este trabalho de prevenção com um grupo  de trabalho em perfeito funcionamento .

Este Projeto  , chamado “Viva a Vida”, conta com mais de 50 usuários assíduos, que participam das atividade toda semana, sendo todos moradores dos bairros que fazem parte da Unidade de Saùde da Vila Claro .

A enfermeira da Equipe de saúde da Vila Claro, Jaqueline Pereira explica, que   com a realização destas ações conjuntas já alcançou uma baixa dos níveis de glicemia e pressão arterial dos pacientes, bem como o aumento do condicionamento físico e consequentemente a diminuição de dores musculoesqueléticas.

Esta Equipe conta com o trabalho do Medico que atua na unidade de saúde  Dr Edson Lucio Garcia, as agentes comunitárias de saúde, Renata, Valdicléia, Iraci e Lucirene e com  os Técnicos em Enfermagem Sueli e Nelson que diariamente atendem  os pacientes para o bom andamento e monitoramento do Projeto.

Este trabalho  esta sendo expandido  para todas as Unidades Básicas de Saúde do município, onde já existem grupos com o mesma proposta, de manutenção de hábitos de vida saudável  com promoção e proteção de saúde.

É necessário que o sistema de saúde  avance na perspectiva de realmente transformar a Atenção Primária em Saúde  através da Estratégia da Saúde da Família em  espaços  privilegiados de intervenções de promoção da saúde, de prevenção das condições crônicas e de manejo dessas condições , comenta o Prefeito  Pedro Claro de Oliveira Neto satisfeito com o avanço.

Fonte: Secretaria Municipal de saúde

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30.

 PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA, s/nº - CEP: 86430-000

 (43) 3534-8700

 prefeitura@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Última atualização do site:   08/07/2020 17:05:07