x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

PROJETO DOCE IDADE VISA PORTADORES DE DOENÇAS CRONICAS

Segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Visualizada 142 vezes


A Secretaria Municipal  de Saúde de Santo Antônio da Platina, preocupada em transformar a Atenção Primária em Saúde  em   espaços  privilegiados de intervenções de promoção  e  prevenção d e condições crônicas, tem incentivado os serviços  no desenvolvimento de ações voltadas  à promoção da  qualidade de vida, bem-estar  físico e  psicológico dos usuários  dos SUS  junto às Equipes de Saúde da Família através de  Grupos de Promoção de Saúde (GPS).

Segundo Rosimar do Espírito Santo Moreira, os Grupos de Promoção de Saúde (GPS) são definidos como uma intervenção coletiva e interdisciplinar, constituída por um conjunto de pessoas ligadas constantemente, onde se criam espaços de convivência com o objetivo de cuidar de sua saúde .

Estes espaços servem de apoio às Equipes  de Saúde para promover ações multidisciplinares, como tem sido praticado pela Unidade Básica de Saúde da Vila Ribeiro.

Esta Unidade conta com um Projeto conhecido como “Doce Idade” onde são assistidos mais ou menos  de 40 usuários  portadores de doenças crônicas que se encontram semanalmente para realização de atividades físicas sob a supervisão da fisioterapeuta Drª Keisa  Negrão e demais profissionais Do Núcleo de Apoio à Saúde da Família NASF.

Recebem assistência médica e de Enfermagem, com monitoramento de pressão arterial, níveis de glicemia e realização de exames laboratoriais e diagnóstico  para prevenção de agravos à Saúde.

Neste espaço, também recebem orientações sobre dieta alimentar e a importância de administrar corretamente as medicações  de uso contínuo.

Na manha do dia  25 sexta –feira, este grupo, “Doce Idade” supervisionado pelas Enfermeiras Beatriz Nogueira Rosa e Luana Baião, autoras do projeto e as Agentes comunitária de saúde Aparecida Paixão, Janete Quadros,  Luciane Castilho  e Eliane Mendonça. Visitaram o Orto Florestal para realização de atividades físicas e integração social, aspecto bastante relevante na saúde, já que segundo a OMS, saúde è o completo bem estar físico, mental e social.

Este projeto conta com a parceria da Secretária do Meio Ambiente   Srª Eliane Simões  que disponibiliza o local  bastante favorável para as práticas das atividades.

O prefeito Municipal acompanhou as atividades do grupo, onde após as atividades físicas, expressou  sua  satisfação pelo excelente trabalho  realizado pela  Equipe de Saúde  da Vila Ribeiro.

E finalizou, dizendo que o cuidado comunitário do idoso deve apoiar-se especialmente na família e na atenção básica, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), em especial daquelas sob a Equipe de Saúde da Família, as quais devem representar para os usuários, idealmente, o vínculo com o sistema de saúde.

 

Fonte: Secretaria Municipal de saúde

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30.

 PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA, s/nº - CEP: 86430-000

 (43) 3534-8700

 prefeitura@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Última atualização do site:   25/06/2019 15:27:40