ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

SMAS - CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Visualizada 56 vezes


A SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou no dia 01/10 a Campanha Outubro Rosa, mês de conscientização na prevenção ao câncer de mama. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente, outros não.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, é o segundo mais incidente.

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Durante todo o mês de outubro, a SMAS e a Secretaria Municipal de Saúde farão ações no sentido de informar a população platinense sobre como se prevenir ou até mesmo quais os sintomas e o tratamento para o câncer de mama.

O Prefeito Dr. Pedro Claro de Oliveira Neto, parabeniza a equipe do CCI – Centro de Convivência do Idoso, pela palestra informativa da profissional Rosana Mandarim da Secretaria Municipal de Saúde para as nossas queridas participantes, e agradeço também a Secretária de Saúde, Rosimar do Espirito Santo, pela atuação em prol dessa causa.

“Temos que utilizar de todos os meios para passar a informação da prevenção do câncer de mama a frente, atingindo um número maior de pessoas, O câncer de mama é o que mais mata mulher no Brasil e temos o dever de reverter esta triste estatística”, enfatiza Israel Junior, Secretário de Desenvolvimento Social.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30.

 PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA, s/nº - CEP: 86430-000

 (43) 3534-8700

 prefeitura@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Última atualização do site:   26/03/2019 17:17:56