x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

PREFEITO DETERMINA A INTERDIÇÃO DO MORRO DO SABÃO

Quinta-feira, 05 de novembro de 2015

Visualizada 107 vezes


O Prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira neto (DEM), determinou nesta terça-feira, 3, a interdição do Morro do Sabão, localizado no Conjunto Residencial Álvaro de Abreu.

Segundo a Secretária Municipal de Agricultura, Pecuária e meio Ambiente, Eliani Simões, a prefeitura está fazendo uma barreira de pedras na base do morro, de cerca de dois metros de altura e 150 metros de cumprimento, para evitar a entrada de veículos no local e, assim, dificultar a extração ilegal de pedras do morro, que é considerado Área de Preservação Permanente  . A Secretária também pediu aos moradores que denunciem na prefeitura ou na Secretaria de Agricultura e meio Ambiente se observarem a presença de caminhões nas imediações. “ A prefeitura também retirava pedras do morro , mas apenas as que se soltavam em temporadas de chuvas. Elas eram utilizadas para recuperar ruas do próprio bairro, que ficam intransitáveis nos dias de chuva”. Comentou salientando que o maior problema é com empresas de construção civil. “ A Polícia Ambiental notificou a prefeitura no dia 30 deste mês, e em seguida, o prefeito determinou a interdição total do morro. Nenhuma empresa nem mesmo a prefeitura está autorizada a fazer retirada de pedras de lá. Essa atividade acontecia há muitos anos naquele local. O Prefeito Pedro Claro foi o único a tomar uma medida tão drástica”, disse a secretária comentando que será feito de Recuperação de Área Degradada ( Prada) para o Morro do Sabão. “Esse plano tem que ser feito por uma empresa especializada. Ela constrói umas espécies de degraus em todo o entorno do morro e planta grama para conter os deslizamentos de terra e pedras que costumam acontecer na temporada de chuvas. Dessa maneira, com o tempo, a vegetação tende a se recuperar por completo”, explicou.

A Secretária ainda afirmou que a prefeitura não foi autuada, apenas notificada e também questionada pelo Instituto Ambiental do Paraná ( IAP), unidade de Jacarezinho... “Os órgãos de proteção ao meio ambiente, com a Polícia Ambiental e o IAP, primeiro notificam. A multa só ocorre se nenhuma atitude for tomada”, avisou.

Fonte: Tribuna do Vale

PREFEITO DETERMINA A INTERDIÇÃO DO MORRO DO SABÃO Credito: Antônio de Picolli/ Tribuna do vale

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30.

 PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA, s/nº - CEP: 86430-000

 (43) 3534-8700

 prefeitura@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Última atualização do site:   24/01/2020 17:39:50