x

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

NORTE PIONEIRO PARTICIPA DE MISSÃO TÉCNICA

Quinta-feira, 14 de abril de 2016

Visualizada 95 vezes


Comitiva liderada pelo Sebrae/PR e formada por cerca de 30 gestores conheceu os principais projetos dos municípios que fazem parte de uma região reconhecida nacionalmente por seu desenvolvimento tecnológico
Um grupo integrado por cerca de 30 gestores do Norte Pioneiro e do Norte do Paraná, entre secretários municipais, prefeitos, representantes de universidades e outras lideranças, participou, na semana passada, de uma missão técnica na região sudoeste do Estado. Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as ações dos municípios voltadas ao desenvolvimento tecnológico e ao estímulo à vocação inovadora da população.
Após visitarem o Parque Tecnológico em Pato Branco, as prefeituras e as empresas locais – principalmente no ramo da tecnologia da informação (TI) – os gestores viram de perto o planejamento que tornou a região sudoeste em uma referência nacional. A cidade de Pato Branco, por exemplo, apresenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
De acordo com Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR no Norte Pioneiro do Paraná, o envolvimento dos municípios do sudoeste contribui para fomentar o setor tecnológico na região. “Não é por acaso que o sudoeste do Estado alcançou esse patamar de desenvolvimento. Durante a missão, pudemos ver os ativos da região, além de conhecer as empresas de tecnologia que transformaram o sudoeste em um polo de TI. A região é também referência em planejamento, estrutura, integração com as universidades, iniciativa privada e entre as próprias secretarias, o que nos impressionou positivamente. Tudo isso reflete no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e também na qualidade da educação naqueles municípios”, afirma.
A proposta agora, segundo Capello, é seguir, no Norte Pioneiro do Paraná, o mesmo caminho. “Nossas lideranças pretendem trabalhar para fazer um planejamento regional para os próximos dez anos. Vamos utilizar a expertise do sudoeste do Paraná para aproveitar melhor nossos ativos e propor a criação de outros, além de políticas públicas, para promover o desenvolvimento da região”, acrescenta o consultor do Sebrae/PR.
Para o prefeito de Santo Antonio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto (foto), a missão técnica foi excelente. “Visitamos várias indústrias que me deixaram muito impressionado. Me surpreendi bastante com o desenvolvimento da região sudoeste e agora, junto com os demais prefeitos e dirigentes do Norte Pioneiro, queremos adotar o mesmo planejamento que percebemos naquela região e trazer indústrias para os nossos municípios”, diz.
Na opinião de André Luiz Andrade Menolli, diretor da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), foi possível perceber, durante a missão, como os municípios se estruturaram, se uniram e formaram um polo de inovação e tecnologia. “Agora, podemos seguir o mesmo modelo, mas pensando na vocação da nossa região. Devemos fortalecer nossas empresas e o agronegócio, que é o nosso forte. Já temos reuniões agendadas e queremos colocar o que vimos em prática”, relata.
Hugo Emmanuel da Rosa Corrêa, diretor de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal do Paraná (IFPR), observa a importância do trabalho conjunto realizado no sudoeste do Paraná. “Vemos que existe uma ligação muito forte entre as incubadoras, o setor público, e as entidades do Sistema S [Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac)]. A academia precisar se ligar ao setor produtivo. Nosso desafio no Norte Pioneiro é integrar a academia e o mercado para gerar a inovação, e consequentemente, o desenvolvimento dos negócios e da região.”
O engajamento do setor público, da academia e da comunidade também chamou a atenção de Luciano Gilberto Bernardes, analista de desenvolvimento tecnológico do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). “A cultura da inovação e do desenvolvimento tecnológico está enraizada nos municípios do sudoeste. Lá o trabalho em grupo dá certo e mostra que isso não é uma utopia, se houver a colaboração das pessoas. Se no sudoeste o envolvimento do poder público, das lideranças e das universidades funciona, aqui também pode funcionar. Se todos os esforços forem direcionados para o mesmo sentido teremos retorno”, argumenta.
Entre as iniciativas que levaram Pato Branco, um dos municípios visitados, à notoriedade nacional, está à oferta de tablets educacionais para alunos dos 4º e 5º anos, oficinas de robótica nas escolas, criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e realização da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – Inventum, rede de fibra ótica nos departamentos municipais (integrando as unidades de saúde com prontuário eletrônico), realização do Programa Olhar Seguro (32 câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade) e acesso livre e gratuito à Internet na praça Presidente Vargas.
Paralelamente, a modernização também compreende a limpeza pública, com a estruturação da frota de veículos, operação do aterro sanitário, instalação de contêineres e aquisição de varredeira urbana automatizada. A Prefeitura trabalha na conclusão do Parque Tecnológico, estrutura voltada à pesquisa e à incubação de empresas do setor.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Fonte: NP DIARIO

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30.

 PRAÇA NOSSA SENHORA APARECIDA, s/nº - CEP: 86430-000

 (43) 3534-8700

 prefeitura@santoantoniodaplatina.pr.gov.br

Última atualização do site:   08/07/2020 17:05:07